Nova 01

Nova 01

Imperatriz reduz em 50%casos de hanseníase


O tratamento é gratuito e acompanhado por uma equipe multidisciplinar de profissionais


Francisco Cutrim do Centro de Dermatologia Sanitária informa que pacientes com hanseníase recebem tratamento gratuito e especializado em Imperatriz

O coordenador do Centro de Dermatologia Sanitária, Francisco Cutrim, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), disse ontem à reportagem que o trabalho de combate à hanseníase será intensificado em Imperatriz. A metodologia a ser utilizada será a “vigilância de contato”, conforme recomenda o Ministério da Saúde.
“Nós pretendemos trabalhar rua por rua, assim como domicílio por domicílio”, disse ele, ao explicar que o objetivo é examinar a pessoa em sua residência, realizando contatos direito e indireto devido ser uma doença infecto contagiosa, ou seja, transmite de pessoa a pessoa.
Cutrim observa que os técnicos trabalham com diagnóstico precoce, sendo que ao detectar uma mancha na pela da pessoa atendida pela equipe do Centro de Dermatologia Sanitária, será iniciada uma investigação para diagnosticar a suspeita de hanseníase. Ele diz que houve uma redução de aproximadamente 50% na detecção da doença em Imperatriz, porém avisa que o município ainda não conseguiu sair da hiperedemia.
“O Maranhão é o segundo maior estado em detecção de casos de hanseníase, porém para sair da hiperedemia é necessário que sejam confirmados até quatro casos para cada grupo de 100 mil habitantes”, diz ele, ao citar que mensalmente são notificados entre 10 a 12 pessoas, sendo que antigamente chegavam ser notificados 36 casos por cada grupo de 100 mil habitantes.
Para ele, a incidência da doença ainda é considerada elevada e preocupa os técnicos que lutam para excluir o município do quadro de hiperedemia de casos de hanseníase, em Imperatriz. Além disso, o coordenador do Centro de Dermatologia diz que a doença é verificada com maior frequência em homens que buscam por tratamento, pois caso não seja tratada pode impossibilitar o homem de continuar com suas atividades laborais.
Diagnóstico – O coordenador Francisco Cutrim conta ainda que o Programa de Controle e Diagnóstico de Hanseníase é descentralizado em Imperatriz, embora disponha de um centro para referência municipal, servindo de suporte para Unidades Básicas de Saúde (UBS). “O tratamento e o acompanhado por uma equipe multidisciplinar de psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais são gratuitos oferecidos apenas em Imperatriz e São Luís”, finalizou. [Gil Carvalho]

Fotos: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text