Nova 01

Nova 01

Cuidados da Enfermagem reforçam o tratamento de pacientes oncológicos


Cuidados da Enfermagem reforçam o tratamento de pacientes oncológicos
Profissional fala sobre trabalho de humanização para lidar com doença

“Na Enfermagem, descobri o verdadeiro significado do ‘cuidar’”, confidencia Danielle Dias Mangueira. Aos 29 anos, a enfermeira integra a equipe da clínica Oncoradium e trabalha diretamente com pacientes oncológicos. A profissional destaca o cuidado que se deve ter com uma pessoa que tem uma doença complexa.
Ao ser diagnosticado, muitas são as adversidades que o paciente encontra. Para Danielle, a atuação do enfermeiro é fundamental no enfrentamento da doença. “Auxiliamos os médicos no esclarecimento de dúvidas e ajudamos no fortalecimento psicológico das pessoas”, afirma.
Perceber o outro com algumas limitações. Confortar com uma palavra, um toque, um carinho. Saber ouvir. Estar disponível, na medida do possível. Ter zelo, amor, compaixão e manter uma postura ética. Estas são algumas atitudes “que proporcionam a reabilitação e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes”, completa Danielle.
Danielle ressalta que, na assistência oncológica, o convívio com o sofrimento em potencial é superado quando o paciente obtém êxito no tratamento ministrado. “Sinto-me valorizada quando o cuidado e a dedicação da equipe de enfermagem são reconhecidos”, declara.
O cuidado de Enfermagem estabelece um processo interativo entre os envolvidos no processo patológico. Ela diz que além dos pacientes, familiares e colegas reconhecem a importância de um enfermeiro para acompanhar o tratamento. “São muitas as manifestações de agradecimento, seja por gestos ou palavras”, emociona-se.
“Com a assistência de enfermagem, buscamos ampliar o tratamento humanizado”, afirma. Sobre a aproximação de pacientes oncológicos, Danielle revela que modificou algumas atitudes. “Minhas condutas frente às dificuldades contribuem tanto para a autorreflexão quanto à luta pela vida”, confessa.
Natural de Araguaína, no Tocantins, Danielle cursou Enfermagem na Faculdade de Imperatriz (Facimp). Especialista em Enfermagem do Trabalho e Saúde da Família, atualmente é aluna do curso de Mestrado em Docência do Ensino Superior na FACNORTE- PR.


Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text