Compreender as
lacunas existentes no trabalho de campo e perceber as oportunidades de melhoria
dos processos são os objetivos Inversão de Organograma e da Reunião
Participativa. Esta atividade é realizada periodicamente, em todo as regionais,
e tem melhorado o atendimento ao cliente da CEMAR em todo o Maranhão. Nestas
terça e quarta-feira (24 e 25), foi a vez de Imperatriz participar desse
processo.
Durante a
inversão, o presidente da CEMAR e toda a sua diretoria são convidados a trocar
de lugar com com eletricistas, fiscais, entregadores de contas de energia,
atendentes de agência, que são os profissionais que lidam diariamente com os
cliente e possuem o melhor conhecimento o que deve ser melhorado nesse
relacionamento.
Para o gerente
de expansão e manutenção da CEMAR, Rubens Briseno, está ação contribui para uma
melhor vivência na Companhia. “É uma atividade importantíssima para que
possamos garantir a qualidade do processo como um todo. As vezes quando estamos
em uma posição de liderança nos importamos mais com o resultado do processo.
Dessa forma, não percebemos o meio, como que as coisas estão acontecendo na
ponta, as dificuldades e o que precisa ser melhorado”, reforça.
O gerente de
recuperação de energia, Agnelo Coelho, explica que após a finalização das
visitas a campo, os dados recolhidos são transformados em um relatório e
discutidos em reunião com todo a diretoria onde é avaliado o que deve ser
melhorado.“É um oportunidade de otimizarmos o nosso trabalho. E também de
percebemos boas práticas que estão acontecendo em cada regional que podem ser
utilizadas pela Companhia em todo o Estado”, ressalta.
Reunião
Participativa - A programação com a diretoria da CEMAR continuou na
tarde de terça-feira com a Reunião Participativa e empresas
fornecedoras da Companhia. Na manhã de quarta-feira (25) foi a vez dos
colaboradores próprios da CEMAR lotados em Imperatriz, sede da Companhia na
regional Sul do Estado, onde apresentaram os resultados das ações do
último semestre de uma maneira criativa, para tanto foi realizada uma
apresentação aos moldes do Oscar, onde quem recebeu as estatuetas foram os colaboradores
com maior destaque no trabalho. Cada área mostrou seus resultados relacionando
os processos com enredos de filmes.
O presidente
da CEMAR, Augusto Miranda, como esse tipo de atividade possibilita uma melhoria
no clima organizacional e que reflete diretamente nos resultados. “Esse é um
programa que realizamos todos os meses, onde toda a diretoria vai às outras
sedes. O intuito dessa atividade é acompanhar o desenvolvimento do trabalho em
cada área da Companhia. E queria destacar o espírito festivo e criativo aqui da
Regional Sul. O pessoal está extremamente motivado o que torna a reunião mais
produtiva e alegre”, avalia.
Augusto
Miranda destaca ainda que essa visão global é utilizada também para o
direcionamento dos investimentos em fortalecimentos do sistema elétrico feito
pela CEMAR. Um exemplo dessas obras é a subestação Beira-rio que segue em
processo de finalização. Com um investimento mais R$ 4 milhões, a SE deve
atender cerca de 30 mil pessoas em Imperatriz. O que vai melhorar a qualidade
da energia fornecida na cidade e garantir o fornecimento para o novos
empreendimentos que estão sendo instalados.
“Imperatriz é
uma região muito importante e que está em franco crescimento e para isso a
CEMAR precisa ter energia e qualidade no atendimento. E por isso nós há mais ou
menos um ano inauguramos uma nova subestação, a de Santa Rita e agora estamos
finalizando a subestação de Beira-rio deve ser energizada ainda no início
do segundo semestre e já estamos lançando uma terceira. E também para
melhor atender essa demanda investimos em treinamento para os nossos
colaboradores possam melhor atender a cidade”, explica.
Assessoria
de Imprensa da CEMAR