Nova 01

Nova 01

Oficina de música reúne compositores e músicos em Imperatriz

Oficina de música reúne compositores e músicos em Imperatriz

O projeto “Trilhas e Tons” percorre cidades maranhenses com oficinas de teoria musical

O ritmo das músicas conhecidas pelos alunos agora viram símbolos no quadro da sala de aula do Projeto Trilhas e Tons. Cerca de 20 alunos participam da oficina gratuita que acontece desde o início da semana no Sindicato dos Bancários e encerra na nesta sexta-feira (01) em Imperatriz.

A iniciativa é uma parceria entre os músicos maranhenses Wilson Zara e Nosly Marinho com o objetivo de difundir e aprimorar o conhecimento da teoria musical em cidades do interior do Maranhão. O projeto é patrocinado pela Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) via Lei Estadual de Incentivo a Cultura.

Músicos amadores e profissionais fazem parte de um grupo que discute, pergunta e aprende o que já sabem fazer na prática: música. Durante uma semana os alunos acompanham conteúdos que vão desde os princípios básicos da música até a formação de acordes.

Para Anderson Lima que toca violão desde os 12 anos, oportunidades como esta são raras na cidade, e é um momento de aproveitar para trocar conhecimento.
“Sempre estudei por conta e o que eu considero mais interessante aqui é a oportunidade de tirar dúvida. Entendo que essas atividades podem fomentar o estudo da música popular ou erudita e o ideal é que isso se torne público, popular e gratuito” comenta o aluno.

Para Nosly Marinho, instrutor do projeto, o tempo é curto e por isso os conteúdos são trabalhados de forma intensiva na grade. “A proposta é capacitar os mais diversos segmentos de músicos, e as pessoas interessadas em adentrar ao universo da teoria musical aplicada a musica popular. É um passo bastante relevante, para quem nunca teve uma iniciação na teoria”, completa o músico.

Prata da casa, o cantor e compositor Zeca Tocantins, acompanha cada detalhe do que é comentado durante as aulas. Segundo ele, os músicos locais não têm esse acompanhamento no que diz respeito à teoria musical e a chegada do projeto contribui muito.

“Somos intuitivos, não temos uma escola de formação, estudo de construção musical, esse é um momento raro, é importante que a gente possa aproveitar esse momento”, destacou.
Só em 2013 a Companhia investiu mais de três milhões somente no primeiro semestre aos projetos e programas, e pretende continuar com o apoio em programas de educação, geração de renda, inclusão social, esporte e cultura, como é o caso do patrocínio cultural ao Trilhas e Tons, que somam aos mais de 35 projetos financiados pela CEMAR.
Ao final da oficina, os alunos participam de uma apresentação para evidenciar o resultado das aulas e recebem certificado de participação. Em 2014 a proposta é ampliar a ações para mais cidades e avançar com novos módulos de estudo.

Assessoria de Imprensa da CEMAR



Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text