Nova 01

Nova 01

Centro de Registro do câncer é inaugurado em Imperatriz

     
  
  Aconteceu na manhã de hoje (25), a inauguração da Central de Coordenação do Registro e Combate ao câncer de Imperatriz – localizada no prédio da Unidade de Saúde Três Poderes, Rua Itamar Guará S/N, Bairro Três Poderes.
            Gumercindo Filho, coordenador da Rede de Oncologia do município, informou que a instalação desta sala representa um avanço muito grande porque agiliza todo o processo, diminuindo por meio da tecnologia dos sistemas, o tempo de registro e emissão dos laudos de consultas e exames.

            “Aqui vai funcionar a coordenação do planejamento e o cronograma das atividades que serão realizadas. Todo o processo de consultas, realização de exames e emissão de resultados será controlado por aqui”, informou o coordenador ressaltando que a sala será apenas a coordenação de controle, pois todos os serviços serão ofertados na própria localidade do usurário por meio da Unidade Móvel que se deslocará até a comunidade.
             Na oportunidade foi apresentada também às pessoas presentes, a magnitude do impacto na redução da morbimortalidade causada pelos câncer de pele, colo do útero, mama e próstata; que a Unidade de Prevenção e Tratamento do câncer vai proporcionar; O serviço funcionará paralelamente ao que já é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Imperatriz. Foi apresentada também a estrutura e logística de atendimento desta Unidade.
            Segundo Vilenice Batista, coordenadora da referida Unidade, a estrutura compreende um ônibus de dois andares equipado com sala de recepção, três consultórios, centro cirúrgico, sala de mamografia, sala de pequenos procedimentos e uma sala de coleta de prevenção (exame Papa Nicolau); além de um elevador para cadeirantes.
            Quanto ao corpo de funcionários, a coordenadora informou que será disponibilizado Mastologista, Ginecologista, Urologista, Cirugião Geral, Dermatologista, Oncologista, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem, Técnica em Radiologia e Assistente Administrativo.
            Ela explicou que a logística de atendimento ainda será definida, tendo em vista que o ônibus chega na cidade dia 08 de novembro e a partir da segunda quinzena do mês é que serão feitos os primeiros atendimentos na zona rural de Petrolina. Mas adiantou que toda a logística será realizada em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que passarão por um treinamento no dias 30 e 31 de outubro.
            De acordo com a coordenação, a unidade passará por todos os bairros de Imperatriz, priorizando as áreas mais carentes, onde as pessoas tem menos acesso aos serviços de saúde no que se refere a prevenção e tratamento oncológico. “O atendimento será dimensionado aos bairros da zona urbana e rural, e sempre antes de nós irmos ao local, será feito uma triagem pelos nossos ACS, e divulgação através dos meios de comunicação para que seja agilizado o atendimento”, afirmou.
 
           
Maria Almeida

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text