Nova 01

Nova 01

CEMAR promove Caravana da Economia na Praça Mané Garrincha


 240 pessoas foram contempladas e puderem trocam geladeiras velhas por novas

Ferrugem, portas tortas e presas por ligas de borracha. Uma clara evidência de muitos anos de uso. Essa era a aparência das geladeiras que foram substituídas pelo programa Caravana da Economia. A entrega ocorreu nesta quinta-feira (31), na Praça Mané Garrincha, e reuniu pessoas de todos os bairros de Imperatriz.

Das 440 pessoas cadastradas esse ano, 240 foram contempladas no programa. No ano de 2012 a início de 2013 foram entregues mais de 5 mil geladeiras em todo o Maranhão. “O cliente fez o cadastro, depois nossa equipe foi na casa dele fazer uma avaliação e assim podemos contemplar os que mais estavam necessitando dessa troca, pois uma geladeira velha consome entre 25% a 30% do valor da conta”, explicou o Supervisor do Caravana da Economia, Alexandro Abreu.

Para poder substituir a geladeira, além de ser cadastrado no Tarifa Baixa Renda é necessário estar com as contas em dia, o que quase impediu Rosa Maria de 43 anos a ser contemplada. “Fiquei sabendo do cadastramento por uma vizinha, eu vim e consegui me cadastrar, porém eu estava com débito e eles pediram para eu pagar, pois podia perder o direito de ganhar”.

Todas as geladeiras que foram entregues apresentavam o Selo Procel de Economia A, que indica a eficiência de energia do eletrodoméstico. “O objetivo dessa substituição é detectar as geladeiras que estejam em péssima qualidade, em que geralmente a borracha já está danificada e por isso o consumo de energia está sendo muito alto, pois com a troca o consumidor reduzirá sua conta”, detalha o Executivo de Recuperação de Energia da CEMAR, Júlio Cesar Silva.

Durante a entrega, muitas pessoas ficaram emocionadas com a iniciativa da CEMAR, Noberto de Almeida, 85 anos, morador da Vila Lobão, usava a mesma geladeira há 27 anos. “É bom demais, porque nem meus filhos nunca me deram um presente de valor e a CEMAR está me dando. Fiquei muito emocionado”. A maioria das pessoas não tinha condições de comprar uma nova. “Eu tinha comprado minha geladeira de segunda mão, pois a minha tinha dado prego e eu estava pegando água nas casas, não tenho como comprar uma nova”, relata a moradora do bairro Santa Rita, Maria José Moreira, 72 anos.

O Caravana da Economia faz parte do Projeto de Eficiência Energética da CEMAR, que visa combater o desperdício de energia elétrica. Depois de recolhidas, todas as geladeiras velhas serão entregues a uma empresa especializada em reciclagem, possibilitando o descarte responsável dos gases e resíduos sólidos das geladeiras, impedindo que elas sejam reutilizadas ou que poluam o ambiente.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text