Nova 01

Nova 01

Revisão biométrica começa no dia 4 de março, em São Luís


Além da capital, eleitores de mais 5 cidades, também, serão incluídos na biometria.

Maurício Araya/Imirante

Foto: Reprodução/Internet
SÃO LUÍS – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão aprovou, na última quinta-feira (24), o recadastramento para o sistema de voto biométrico em São Luís. Durante sessão administrativa da Corte, as instruções para o processo foram definidas. A revisão do eleitorado atende às resoluções nº 23.061/2009 e nº 23.335/2011 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os eleitores terão 10 meses para se recadastrar. Além de São Luís, eleitores de mais cinco cidades, também, serão incluídos na biometria: São José de Ribamar, Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieira, Timbiras e Barra do Corda. Até agora, eleitores de seis municípios maranhenses já votam no sistema biométrico: Paço do Lumiar, Raposa, Benedito Leite, São Vicente Férrer, São João Batista e Cajapió.
O sistema de voto biométrico é preparado para reconhecer, verificar ou identificar, antes do voto, um eleitor que foi previamente cadastrado. De acordo com o vice-presidente, corregedor regional eleitoral e ouvidor do TRE, desembargador José Bernardo Rodrigues, a biometria reforça a segurança no processo eleitoral brasileiro. "O que vem acontecendo, desde muito tempo, é muita reclamação de que o resultado da eleição não é o que foi votado, porque muitos alegam que há eleitores que votam por outros, que há identificação falsa, etc. Então, nós estamos evoluindo, e, evoluindo, nós chegamos à identificação do eleitor por meio do sistema biométrico. O que significa isso? Todas as digitais serão colhidas e o eleitor será identificado, no dia da eleição, por meio das suas digitais. Agora, com a coleta das digitais, é, praticamente, impossível um eleitor votar por outro, porque, além das impressões digitais, você vai deixar a fotografia no cadastro eleitoral", disse à reportagem do Imirante nesta terça-feira (29).
A meta do TSE é que, em 2014, pelo menos, 16 milhões de eleitores já estejam votando usando o sistema biométrico.
Atendimento
De 4 de março até 19 de dezembro de 2013, os 678 mil eleitores da capital devem comparecer para realizar a revisão biométrica. O atendimento ocorrerá no Fórum Eleitoral – localizado na Madre Deus – e em postos móveis do TRE que serão instalados em diversos locais da cidade, a serem, ainda, definidos. No Maranhão, a revisão biométrica é dividida em três etapas: recadastramento voluntário (até o dia 28 de fevereiro); revisão do eleitorado (entre 4 de março e 19 de dezembro) e pós-revisão (entre 7 de janeiro e 7 de maio de 2014).
O atendimento do eleitor será feito por meio de agendamento, com dia e hora disponibilizadas por uma sistema eletrônico desenvolvido para a finalidade, que, a partir do dia 1º de fevereiro, será disponibilizado na página eletrônica do TRE na internet, e, também, pode ser solicitado por meio do Disque-Eleitor, pelo telefone 0800-098-5000, ou presencialmente em alguns dos postos permanentes e temporários a serem montados no Centro Social Urbano (CSU) da Cohab, Praça Maria Aragão e postos do "Viva Cidadão" (João Paulo, Praia Grande e Jaracati).
Quem não comparecer ao recadastramento biométrico, esclarece o vice-presidente do TRE, ficará com situação irregular na Justiça Eleitoral e não poderá exercer o direito do voto nas próximas eleições.
Convênio
Nesta quarta-feira (30), às 15h, o TRE assina, com o governo do Estado, um convênio que permite a cessão de estagiários do programa "Viva Meu Primeiro Emprego" para atuarem como atendentes do recadastro biométrico. "Esses estagiários serão treinados e distribuídos nos vários locais para atendimento aos eleitores. Nós iremos às escolas. Voltaremos ao Liceu e ao Cintra. O ‘TRE Móvel’ vai à periferia para fazer o atendimento mais próximo à população", finaliza o desembargador

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text