Nova 01

Nova 01

Projeto Escola que Protege previne violação dos direitos humanos



Domingos Cezar
            Dos diversos projetos sociais e educacionais implantados pela administração municipal, um deles vem recebendo elogios de toda a comunidade. Trata-se do Projeto Escola que Protege, efetivdo  desde o ano de 2009, em parceria com Unidade Regional de Educação - UREI e Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.
            O projeto visa a combater e prevenir as diferentes formas de violações dos direitos da criança e do adolescente. Conta com a parceria dos Conselhos Tutelares (Área 1 e Área 2), Ministério Público, Secretaria de Desenvolvimento Social - SEDES, Secretaria de Saúde - SEMUS, CRAS, CREAS, Delegacia do Adolescente Infrator, Escola e Família.
            Dentro do conceito pedagógico, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED, encontra-se a busca de parcerias com instituições governamentais e não-governamentais que defendem os direitos da criança e do adolescente, bem como o apoio às escolas inseridas no projeto, colaborando com recursos humanos para implementação do mesmo.
            Dentre as ações desenvolvidas pela escola, destacam-se a elaboração e desenvolvimento de projetos educacionais voltados para o enfrentamento da violência contra ciranças e adolescentes e a sensibilização da comunidade escolar e familiar quanto ao combate e prevenção da violência infanto-juvenil.
            Destacam-se ainda o desenvolvimento de atividades educativas que promovam a disseminação e defesa dos direitos da criança e do adolescente, a identificação das diversas formas de violência na escola e na família e o encaminhamento dos casos aos órgãos competentes.
            Mãe de dois alunos da Escola Municipal Maria das Neves, a senhora Maria Silva e Sousa, 39 anos, disse que, desde a implantação do projeto, ela se sente tranquila quanto à segurança dos filhos pré-adolescentes. “Quando vivemos uma época em que nossos filhos podem se deparar a qualquer momento com traficantes, com drogas ou qualquer ato de violência, nos sentimos tranquilas porque sabemos que nossos filhos estão protegidos”, conclui a dona de casa. 

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text