Nova 01

Nova 01

Primeiro de 34 enterros é realizado no cemitério de Santa Maria; outros 42 devem acontecer hoje na cidade


Thiago Varella
Do UOL, em Santa Maria (RS)
  • Neco Varella/Efe
    Familiares e amigos reúnem-se no cemitério municipal da cidade, para o enterro de parte das vítimas
    Familiares e amigos reúnem-se no cemitério municipal da cidade, para o enterro de parte das vítimas
O Cemitério Municipal de Santa Maria recebeu por volta das 10h30 desta segunda-feira (28) o primeiro enterro de vítimas do incêndio da boate Kiss, no centro da cidade gaúcha, que deixou mais de 230 mortos e mais de cem feridos.

Incêndio em boate deixa vários mortos e feridos em Santa Maria (RS)

Foto 83 de 101 - 28.jan.2013- Parentes enterram o corpo da jovem Evelin Costa Lopes, uma das vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS), no cemitério municipal da cidade MaisEdison Vara/Reuters
Família e amigos dos irmãos Marcelo de Freitas Salla Filho, 20, e Pedro de Oliveira Salla, 17, compareceram ao local, que ainda terá mais 33 enterros hoje, para cerca de 50 vítimas.
Os irmãos decidiram ir para a boate de última hora, após conseguirem um ingresso que dava acesso à área VIP da Kiss. Marcelo era estudante de Direito e Pedro de Agronomia, ambos na UFSM.
Os cemitérios de Santa Maria se preparam para dez vezes mais enterros do que em dias normais por conta da tragédia. Normalmente, os cemitérios de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, tem, em média, cinco enterros por dia.

Mutirão

O municipal é o que mais vai receber enterros, seguido do cemitério Santa Rita com 30, do cemitério da Saudade com 6, do cemitério São José, com cinco, e do cemitério Pau a Pique, com um enterro. Destes, apenas o Santa Rita é particular.
Com isso, foi organizado um "mutirão" para sepultar as pessoas. Coroas de flores e caixões estão sendo comprados em outras cidades, e a prefeitura já auxilia na transferência de corpos. Desde domingo não há coroas de flores e caixões suficientes, por isso, eles têm vindo de cidades vizinhas.
O número de pessoas que trabalha nos locais foi ampliado de forma emergencial e voluntários também estão sendo utilizados. A abertura dos cemitérios ocorreu às 7h30, mais cedo que em dias comuns.
Famílias pobres que necessitam transferência do corpo das vítimas terão auxílio da prefeitura da Santa Maria, que colocou sua estrutura à disposição para levar os mortos a suas cidades de origem.
E são muitos os que não são naturais de Santa Maria. A festa em que ocorreu a tragédia reunia universitários de vários cursos da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). A cidade recebe estudantes de várias cidades da região por ser referência em capacitação profissional.Aos poucos, os corpos estão sendo liberados para voltarem às cidades de origem.
Na tragédia, 231 pessoas morreram, a maioria por asfixia por conta do excesso de fumaça. O incêndio na boate Kiss começou na madrugada de domingo. Segundo a causa mais provável, uma faísca vinda do show pirotécnico da banda Gurizada Fandangueira deu início ao fogo. A casa noturna tinha Plano de Prevenção de Incêndio vencido desde agosto.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text