Nova 01

Nova 01

HMI busca humanizar atendimento, apesar da alta demanda de pacientes


Pacientes de outros municípios atingem a marca de 70% dos atendimentos médicos
            
Humanizar cada dia mais o atendimento às pessoas que diariamente buscam os serviços médicos do Hospital Municipal de Imperatriz – HMI (adulto) e Hospital Infantil de Imperatriz – HII tem sido a preocupação do prefeito Sebastião Madeira, da secretária municipal de Saúde, Conceição de Maria Madeira e do diretor-geral do HMI, Alysson Mota.
            Para conseguir assegurar o  atendimento,  o prefeito Sebastião Madeira e toda sua equipe vêm trabalhando para  conseguir  recursos do Ministério da Saúde que possam cobrir as despesas proporcionadas pelo atendimento de centenas e até milhares de pacientes oriundos de cerca de cem municípios dos estados do Maranhão, Pará (sul e sudeste) e Tocantins (norte).
            Levantamento feito pela administração do Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão) registra que o hospital atende a até 70% de pacientes de outros municípios. “Parece até que os prefeitos desses municípios só se preocupam em adquirir ambulâncias para transportar seus doentes para Imperatriz”, ironiza o mototaxista José da Silva Carvalho.
            De acordo com Mota, somente a clínica médica do HMI já chegou a atender 150 pessoas em apenas um dia. O elevado número deixa claro que dezenas de municípios espalhados pelos três estados estão deixando de atender até mesmo às necessidades básicas de saúde dos seus pacientes. “O hospital tornou-se referência em várias especialidades, mas não temos recebido os recursos que merecemos e precisamos”, lamenta o diretor-geral da instituição.
            Proveniente do município de Amarante, a dona de casa Maria Antonia Alves foi atendida no primeiro momento, mas por conta do seu estado, precisa de internação, mesmo assim garante que está sendo tratada dentro da possibilidade do hospital. Raimunda Alves, do município de Praia Norte (TO), afirma que, apesar da grande quantidade de pacientes, foi bem atendida e vai retornar para casa.
Ações e avanços alcançados nos hospitais do Município
            Apesar das dificuldades, tanto o hospital adulto quanto infantil realizaram dezenas de ações e tiveram significativos avanços. “E isso se deve ao irrestrito apoio que temos recebido do prefeito Sebastião Madeira e da secretária Conceição Madeira, os quais cobram das equipes que procurem a cada dia humanizar o atendimento nos hospitais do município”, observa Alysson Mota.
            O diretor-geral do HMI destaca, entre estas ações, a implantação de mais UTIs, principalmente infantis; a criação e climatização de alas aos portadores de HIV; a implantação de um salão de beleza; recuperação da capela ecumênica; melhoria da recepção, das áreas de observação, além da construção, reforma e equipagem nos postos de saúde.
            Alysson Mota destaca, sobretudo, a ampliação do número de especialidades que o hospital passou a atender. O centro de cirurgia do HMI já realizou com êxito as cirurgias de bucomaxilo e leporino, cujos procedimentos só eram possíveis ser realizados nas capitais mais próximas. “Hoje ninguém mais precisa deixar Imperatriz para realizar tratamento desse gênero”, informa o diretor.
            “Apesar de realizarmos tratamento na área de ortopedia para atender toda essa demanda, infelizmente não recebemos do Ministério da Saúde os recursos inerentes a esses serviços”, lamenta. Vale ressaltar que as pessoas acometidas de acidentes dos mais diversos, em toda região tocantina, principalmente automobilísticos, são encaminhadas para atendimento no Hospital Municipal de Imperatriz.
            O diretor do HMI aponta como avanços a implantação de mais uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que deverá ser inaugurada em breve; a implantação de um aparelho de ressonância, que já está sendo licitado; a instalação de uma usina de oxigênio e reforma do pronto socorro.
            Alysson Mota informou, ainda, que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai convocar de imediato as pessoas que passaram no concurso público para assumirem suas funções nos hospitais e postos de saúde. Ele observa que, de imediato, serão convocados médicos e enfermeiros. Mota lembra que a secretária Conceição de Maria Madeira está cobrando de todos os servidores que humanizem a cada dia o atendimento da saúde no município.
Domingos Cezar e Kayla Pacheco / Comunicação
            

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text