Nova 01

Nova 01

“Folião protegido usa camisinha”


Com esse tema, Secretaria de Saúde coloca seu bloco na rua durante o carnaval

O Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST-AIDS da Secretaria de Saúde de Imperatriz já está implementando suas ações para o Carnaval 2013. A coordenação da pasta reuniu a assessoria de comunicação da SEMUS nesta terça feira (29), no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, para divulgar o conteúdo da programação durante os quatro dias de folia.
A campanha de prevenção à Aids para o Carnaval deste ano pretende chamar a atenção das pessoas para suas responsabilidades. “A Aids é problema de todos, mas a epidemia requer a atuação de cada um”, prega a coordenação da campanha.
“As pessoas sabem como evitar a infecção, mas não se sentem ameaçadas nem motivadas a mudar seus comportamentos. Por isso a campanha deve ter um tom mais mobilizador do que informativo. As pessoas, especialmente os jovens, estão sendo conclamados a assumir a luta contra a Aids. Não se trata apenas de usar a camisinha, mas de "levantar" a bandeira da proteção, convocando outros jovens”, afirma Lismarly Amorim, coordenadora do programa de DST-Aids.
No Carnaval, o trabalho preventivo é considerado pela coordenação do programa DST/AIDS como uma ação pontual de maior destaque, já que outras ações são realizadas regularmente pelo departamento. Diariamente, o programa fornece em sua sede, localizada no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, palestras e cursos sobre a prevenção de Aids e DSTs, exames de HIV e ainda assistência 24 horas em saúde e acompanhamento psicológico para os casos em que o resultado for positivo para a presença da doença.
Segundo Lismarly Amorim, “sendo um evento voltado para uma aglomeração maior de pessoas, no carnaval de 2013, nós trabalharemos por meio das ações de prevenção e promoção durante os quatro dias do carnaval, começando pela praça da Cultura, a partir das 18h, e vamos até as 24h”. Na oportunidade, estarão em ação, cerca de 15 agentes, sendo que 10 deles são do Programa de DST e 5 do Programa de Hepatites Virais, que é uma extensão do Programa de DST.
Serão distribuídos aproximadamente 150 mil preservativos nos quatro dias. Não serão distribuídos panfletos, mas no stand da prefeitura haverá pessoal disponível para prestar todos os esclarecimentos necessários. O tema da ação do DST AIDS no carnaval deste ano de 2013 é “Folião protegido usa camisinha”, uma mensagem simples, mas de alto impacto, de grande profundidade e penetração em todas as camadas sociais.

Números - O índice de casos confirmados de AIDS em Imperatriz ainda é considerado alto. No período de 1985 até dezembro do ano passado, foram notificados 1.150 casos positivos para a AIDS. Desse total, 720 são casos de Imperatriz e o restante de outros municípios, que buscam aqui a referência para o tratamento.
No levantamento feito pelo programa, consta que a maior incidência de casos está na população sexualmente ativa. A população mais vulnerável à infecção está na faixa etária dos 20 aos 34 anos e isso ocorre, principalmente, pela falta do uso de preservativos.

Lídio Almeida

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text