Nova 01

Nova 01

Bebeto quer técnico experiente para o sub-20


Novo coordenador de base da CBF promete reformulação geral e treinador que tenha o respeito dos jogadores

Bebeto cobra comprometimento na Seleção / Foto: Antonio Scorza/AFPBebeto cobra comprometimento na SeleçãoFoto: Antonio Scorza/AFP
A queda precoce do Sul-Americano sub-20 fez estragos. E as mudanças devem acontecer em breve. É o que sinaliza o novo coordenador das seleções de base da CBF, Bebeto, que planeja uma reformulação profunda nas categorias inferiores do Brasil. Confirmado nesta sexta-feira no cargo pelo presidente da entidade, José Maria Marin, um dos atacantes do tetra disse que ainda vai definir os rumos da nova gestão nos próximos dias, mas adiantou o perfil do novo técnico que será contratado para a seleção sub-20, que deu vexame no Sul-Americano este mês. Sob o comando de Emerson Ávila, que está de saída, o Brasil ficou fora do hexagonal final e do Mundial da categoria.

“Vai haver uma reformulação geral, é preciso fazer isso, mudar tudo. O que aconteceu na Argentina foi muito triste. Temos que contratar um técnico para o sub-20, que venha de uma equipe profissional, com experiência, que saiba lidar com jogadores profissionais. Esses meninos do sub-20 não são mais tão meninos, jogam em clubes grandes. Tem que ser um treinador que, quando falar, os jogadores devem acreditar. Deve impor respeito nos garotos”, disse Bebeto.

A descrição é parecida com a feita por Marin, que pretende contratar um ex-jogador para o cargo.

Bebeto disse concordar com as críticas de Marcos Júnior, de que alguns jogadores não encararam o Sul-Americano com seriedade. Ávila afirmou que houve no elenco quem não tivesse se abalado com a péssima campanha. Mas o novo coordenador acha que as declarações foram feitas no momento errado.

“Se era para reclamar, que fizesse lá na Argentina, durante a competição. Depois não adianta”, criticou o ex-jogador, que pede mais comprometimento e usa si próprio, campeão mundial sub-20 em 1983 ao lado de Dunga, como exemplo.

“Quando eu vestia a camisa da Seleção, eu me sentia representando a minha pátria. É preciso muito comprometimento. Se não tiver isso, nem vai. Tem que ter orgulho dessa camisa. Quando perde, perdem todos”, declarou Bebeto, pai de Mattheus, que esteve na Seleção sub-20 derrotada no Sul-Americano.

Contratado primeiro como técnico da Seleção sub-17, o Ávila acabou acumulando a sub-15 e a sub-20. Diante da reformulação pretendida por Bebeto e o desgaste de Ávila após a campanha na Argentina, o técnico deixa a CBF e novos profissionais serão contratados para as três principais categorias da base.

O convite de Marin a Bebeto foi feito na Argentina, durante o Sul-Americano. "Ele me chamou para dar uma força", conta. Após a vitória, apesar da má atuação, diante da Venezuela, o ex-atacante pediu para saber se havia algum problema no grupo. "Senti que tinha algo errado. Não gostei daquilo. Mas ele (Emerson) afirmou que estava tudo bem...", relembra.

Bebeto, que também é deputado estadual pelo Rio de Janeiro, não deve se afastar do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014. Ele assume oficialmente na próxima semana. O cargo ocupado agora pela ex-atacante estava vago desde a saída de Ney Franco para o São Paulo, em julho do ano passado.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text