Nova 01

Nova 01

Após 22 anos, José Sarney retorna à presidência da República


O presidente do Senado ficará interinamente no cargo até sábado, dia 15.

Foto: Biné Morais / O Estado
BRASÍLIA - O presidente do Senado, José Sarney, torna a ocupar, nesta quinta-feira (13), o cargo de presidente da República 22 anos após se despedir do posto em 1990. Terceiro na linha de sucessão da presidente Dilma Rousseff, Sarney volta ao cargo com a viagem do presidente da Câmara, Marco Maia, ao Panamá. Ele permanecerá interinamente no cargo até sábado (15).
No início da noite desta quarta, na Base Aérea de Brasília, Marco Maia recebeu o cargo do presidente em exercício, Michel Temer, que viajou a Portugal. No entanto, Maia foi presidente por poucas horas, já que de madrugada partiu para reunião do Parlatino.
Sarney esteve na Base Aérea para a transmissão formal do cargo. Também acompanharam a solenidade os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e do Turismo, Gastão Vieira, além do deputado Zequinha Sarney (PV-MA).
José Sarney foi presidente do país de 1985 a 1990. Eleito vice-presidente, foi empossado no cargo no dia 15 de março de 1985, devido à internação do presidente eleito, Tancredo Neves, que viria a falecer no dia 21 de abril do mesmo ano.
Sarney exerceu o mandato inteiramente, até 15 de março de 1990, quando transmitiu o cargo a seu sucessor, o atual senador Fernando Collor.
Na segunda-feira, quando perguntado sobre a possibilidade de voltar à Presidência da República, Sarney declarou que estava pronto para cumprir seu dever.
"Cumprirei o que determina a Constituição. Eu cumpri com o meu dever no tempo devido", disse.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text