Nova 01

Nova 01

2º Módulo do curso de Metodologia da Pesquisa com Enfoque em Gênero tem saldo positivo

Evento é organizado pela Secretaria Municipal da Mulher



Secretária Conceição Formiga
Universitários da UEMA, UFMA, FEST, FAMA, UNISULMA e FACIMP, funcionários da Semed, Sedes, Semus, Sedec, do Conselho Municipal da Mulher, STEEI, Centro de Defesa dos Direitos Humanos Padre Josimo e Fórum de Economia Solidária: este foi o saldo de participantes do 2º módulo do curso de Metodologia da Pesquisa com Enfoque em Gênero, realizado entre os dias 27 e 29 do último mês.
O objetivo do curso é estimular a formação de pesquisadores das faculdades locais a ampliarem seus estudos com enfoque nos gêneros, conforme explica a secretária municipal da mulher, Conceição Formiga. “Com essa parceria nós esperamos sensibilizar as faculdades a investirem recursos em estimular seus professores a realizarem pesquisas que tenham a mulher como objeto de estudo”, disse ela.
Para Conceição, o mais importante é conseguir dados e indicadores sobre a realidade das mulheres no município. “É de interesse da Secretaria da Mulher que após esta experiência cada uma das professoras se integrem na criação dos Núcleos de Estudo e Pesquisa sobre Mulheres e Relações de Gênero em Imperatriz. Estes Núcleos terão papel relevante, na medida em que irão favorecer à construção de dados e indicadores sobre a realidade das mulheres em Imperatriz, que serão importantes para pensar políticas publicas neste município”, explicou a secretária.
Neste módulo, a professora da UFMA de São Luis, Mary Ferreira, iniciou a orientação dos projetos de pesquisas, para que estejam ligados à realidade das mulheres neste município e possam ser articulados posteriormente com as políticas públicas que o município está ou irá implementar. Também houve aulas teóricas.
A orientadora elogiou a postura do município em relação às políticas para a mulher e falou sobre sua expectativa para a continuidade do curso. “Minhas expectativas são enormes tendo em vista que a maior parte dos temas propostos pelas alunas demonstra o interesse pela temática e o desejo de aprender a trabalhar com dados e indicadores. Acredito que, ao final do curso, teremos um grupo de estudos capaz de pensar a realidade das mulheres, a partir de uma visão científica que irá favorecer a compreensão da realidade das mulheres neste município”, disse Mary Ferreira.
O próximo módulo está previsto para a terceira semana de agosto, quando a professora irá acompanhar as metodologias propostas, além de orientar quanto à elaboração dos instrumentos de pesquisas. (Comunicação)

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text