Nova 01

Nova 01

Prefeitura amplia alcance dos programas sociais

 Prefeito Madeira inaugura no Santa Rita, o quinto CRAS da cidade; população terá mais 12 cursos profissionalizantes



Miriam Reis
O prefeito Sebastião Madeira e a secretaria Miriam Reis inauguraram ontem pela manhã a quinta unidade do Centro de Referência de Assistência Social em Imperatriz. Agora a região a ser assistida é do Grande Santa Rita. Aquele centro de assistência social vai atender, segundo a secretária Miriam Reis, a população de 24 bairros.
O Cras do Grande Santa Rita foi instalado na Rua Cândido Mendes ,704, no Bonsucesso ( antiga escola Canaã). Ali, para começar a Prefeitura vai disponibilizar gratuitamente 12 cursos profissionalizantes, incluindo cursos na área de informática.
O ato inaugural contou com a presença dos vereadores Buzuca, Fátima Avelino e Alberto Souza; dos secretários Conceição Formiga ( Mulher) Iramar Cândido (Administração) Elson Araújo (Comunicação) C. Jota Ribamar ( Trânsito) além de dezenas de usuários da assistência social.
“Ao entrar esse centro para a população dessa região da cidade o prefeito dar uma resposta a quem nele votou e demonstra a responsabilidade dele para com Imperatriz” destacou a vereadora Fátima Avelino.
A parlamentar, que já foi secretária do Desenvolvimento Social, também destacou o trabalho realizado pela atual secretária á frente da Assistência Social do Município.

Vereador Buzuca
Já o vereador Buzuca, que tem base eleitoral naquele lado da cidade, em entrevista à imprensa, elogiou a iniciativa da Prefeitura de contemplar a região do Grande Santa Rita com uma unidade do Cras. “ Sabemos da importância desse programa e o que ele pode fazer por nossas famílias” assinalou o vereador.
O vereador também destacou as outras ações que a Prefeitura realiza ali naquele lado da cidade, entre elas a recuperação das ruas de diversos bairros, entres o Jardim São Francisco, Santa Inês, Santo Amaro e Ouro Verde.
Ampliação dos programas- Em entrevista à imprensa o prefeito Sebastião Madeira declarou que desde o início da sua gestão há um esforço muito grande para ampliar os programas sociais mantidos pela Prefeitura. O Cras do Santa Rita, disse ele, é resultado desse esforço.
“ Também ampliamos os atendimentos da Casa do Idoso; o número de pratos no Restaurante Popular, as metas do PETI e do Projovem; melhoramos ainda o atendimento a Casa Lar, da Casa Abrigo ” lembrou o prefeito.
O Cras do Santa Rita será coordenado pela assistente social Antônia do Nascimento Bastos . Em entrevista à imprensa ela destacou a importância da instalação da unidade no bairro classificada pela assistência social como a “porta de entrada” do grande Santa Rita. “Essa unidade está localizado em área de grande vulnerabilidade social, onde executará os serviços de proteção social básico”, disse.
Ela explicou à reportagem que a instituição focalizará a prevenir situações de iminente risco social; fortalecer os vínculos sociais e comunitários e o desenvolvimento de potencialidades por intermédio do Centro de Inclusão Econômica e Social (Ciesi). “A meta é fortalecer a base socioeconômica das famílias carentes do grande Santa Rita”, esclarece.

Abrangência
Antônia Bastos informa ainda que o Centro de Referência de Assistência Social atende a comunidade de 24 bairros da região do grande Santa Rita, fazendo o acompanhamento das famílias dispondo de atendimento especializado com os profissionais da assistência social, psicólogos e pedagogos. “Vamos trabalhar com os grupos do ProJovem e de crianças nas faixas etárias de zero a seis anos, e de sete a quinze anos, bem como os grupos de mulheres e o pessoal da terceira idade”, ressalta.
Ela anuncia também que o CRAS atenderá mulheres gestantes, pois o objetivo é prestar um amplo atendimento às famílias. “Estamos focalizados em atender todas as necessidades das famílias da região do Santa Rita”, diz.

Vulnerabilidade social
A instalação da unidade na região do grande Santa Rita atende a uma proposta de reduzir os índices de vulnerabilidade social em Imperatriz, resgatando famílias que estão em situação de iminente risco socioeconômico. “Esse era um antigo sonho da comunidade do Santa Rita, pois a cidade dispunha apenas de um CRAS, localizado no bairro Parque Santa Lúcia, mas na gestão do prefeito Sebastião Madeira aumentamos para quatro unidades, inclusive uma no povoado Coquelândia”, cita.
O programa é destinado aos usuários das assistência social, ou seja, à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos, os serviços de atividades visam prevenir as situações de risco, reforçar o principal papel da família como referência para cada um de seus integrantes e fortalecer seus vínculos afetivos, os serviços e atividades visam prevenir as situações de risco, reforçar o principal papel como referência para cada um de seus integrantes e fortalecer seus vínculos internos e externos.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text