Nova 01

Nova 01

Sem título

“O desenvolvimento do estado deve vir acompanhado da preservação do meio ambiente”, diz deputado Léo Cunha.




A importância em equilibrar o desenvolvimento econômico do Estado com preservação do meio ambiente foi o principal assunto destacado, na tarde de ontem (21), pelo deputado Léo Cunha (PSC), presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembléia, durante sua participação ao programa “Balança Capital”, da rádio Capital AM.
Durante o programa com duração uma hora e meia, o parlamentar respondeu aos questionamentos feitos pelo apresentador Sergio Murilo e a perguntas feitas pelos ouvintes. Além da questão ambiental, ele destacou também os principais problemas enfrentados pela cidade de Imperatriz, e falou da necessidade da criação do Maranhão do Sul. .
Léo Cunha defendeu que todos os investimentos trazidos para o estado, estabeleçam um equilíbrio entre suas ações e a preservação do meio ambiente: “sou a favor da implantação de grandes empreendimentos, mas não podemos esquecer que precisamos cuidar no nosso meio ambiente, para dar condições de sobrevivência ás gerações futuras,” enfatizou.
Sobre o assunto, o deputado destacou o problema enfrentado atualmente pelo Maranhão, onde segundo pesquisa realizada pela ABRELPE, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, apenas 31,2°/° de todo lixo que produzido no estado, têm destinação adequada, ou seja, tratamento correto em aterros sanitários.
O deputado enfatizou que grande parte desse lixo é produzida pela construção civil e que se houvessem condições adequadas seria facilmente reaproveitado: “esses resíduos seriam reutilizados em 100°/°, um grande desperdício,” lamentou.

IMPERATRIZ
Ele chamou a atenção da situação da cidade de Imperatriz, onde além do lixo doméstico, o lixão da cidade, também recebe o lixo hospitalar, “essa situação coloca a saúde das pessoas que ali trabalham catando lixo, em risco de contaminação de várias doenças,” disse.
Segundo o deputado já existe um incinerador em funcionamento na cidade, mas que a prefeitura de Imperatriz ainda não utiliza o serviço, para incinerar o lixo do hospital municipal.
Falando ainda da questão ambiental, Léo Cunha informou apenas 5°/° das residências de Imperatriz possuem esgoto ligado à rede. A fim de solucionar o problema, ele destacou que a assembléia já encaminhou uma indicação de sua autoria, solicitando que a rede de esgoto da cidade seja reformada e ampliada.

MARANHÃO DO SUL
Questionado sobre a criação do estado do Maranhão do Sul, o deputado manifestou seu apoio e disse acreditar na viabilidade da emancipação: “creio que é viável, e acho muito importante para o crescimento da região sul do estado. Esse é um sonho de todos nós , é preciso que tenhamos essa oportunidade de caminhar com nossas próprias pernas,” finalizou.
Léo Cunha explicou que a cidade de Imperatriz, a exemplo da região tocantina, têm tido um crescimento acelerado nos últimos anos, e que isso têm gerado muitos problemas estruturais ao município: “nossa cidade atravessa hoje vários problemas. Não temos estrutura suficiente para receber os vários empreendimentos que estão chegando à região. Por isso creio que com a separação poderemos alcançar o desenvolvimento necessário,” explicou.
Ele citou como exemplo da falta de estrutura do município, a atual situação do corpo de bombeiros da cidade, que há 25 anos quando foi instalado, deveria conta com um efetivo de pelo menos 400 homens, mas conta com apenas 64, e ainda deve atender praticamente a todas as cidades da região tocantina.
Na expectativa de oferecer melhores condições de trabalho ao corpo de bombeiros, o parlamentar já solicitou, ao governo do estado, que viabilize a ampliação do quartel e a compra de uma plataforma de combate a incêndio.
“Essas são algumas ações que nós tomamos para que nossa cidade tenha uma estrutura melhor para oferecer, mas sabemos que ainda não é o suficiente, por isso, enfatizo mais uma vez que, apoio a criação do novo estado, porque entendo que isso nos dará melhores condições de crescimento,” concluiu o deputado.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text