Nova 01

Nova 01

Geração de empregos é um dos atrativos do momento econômico de Imperatriz

Novas empresas chegam, outras ampliam seus investimentos na cidade




Marcone Tok Bolsas
Shoppings, edifícios, indústrias, ampliação do aeroporto, construção de rodoviária e vários outros investimentos vêm aportando em Imperatriz no decorrer dos últimos dois anos. Mas a chegada destas empresas não é o único fator que comprova o crescimento econômico do município, a ampliação dos investimentos já existentes também faz parte do roteiro do progresso que atua na cidade.
O empresário Manoel Marcone Marques, dono da Tok Bolsas, é exemplo dessa realidade. Ele está ampliando sua principal loja, de 180m² para 1000m². Segundo ele, a localização de Imperatriz e os incentivos oferecidos são os maiores aliados de quem deseja investir na cidade.
“Daqui você vai para Teresina, que é pertinho. Vai para Belém, que também é pertinho. São Luis é pertinho. Palmas também. Geograficamente Imperatriz está centralizada. Essas empresas que estão vindo para Imperatriz não estão vindo por acaso. Eles estão vindo para Imperatriz porque sabem que aqui há um potencial e tem um incentivo muito grande”, argumentou Marcone.
Para a população, a chegada de novas empresas e a ampliação das já existentes significa empregos. Somente este ano, a unidade de Imperatriz do Sistema Nacional de Emprego (SINE) já empregou mais de 600 pessoas.
Obras abre as portas para o emprego
Durante todo o ano de 2010 foram mais de 1,4 mil empregos. No final do ano passado, o grupo Mateus inaugurou a maior loja de toda a sua franquia na cidade, gerando mais 350 novos empregos. Na última semana foi a vez do Atacadão, empresa do grupo Carrefour, inaugurar sua unidade que emprega mais 250 trabalhadores.
A chegada destas empresas também representa ganho para os consumidores. A concorrência reduz preços, aumenta a qualidade de produtos e serviços e dá opções aos compradores. Imperatriz possui dois shoppings centers em construção, sendo que um deve ser inaugurado ainda neste mês.
Imperatriz no caminho do Desenvolvimento
Quem também aportou de vez na cidade foram as concessionárias. A cidade já possui uma revendedora autorizada de cada uma das maiores marcas de veículos que atuam no país, como a Ford, Volkswagem e Toyota. Recentemente, o presidente da Kia Motors, José Luis Gandini, esteve em Imperatriz para comemorar o sucesso alcançado pela marca no município. A empresa chegou à cidade há menos de um ano. À época, Gandini falou sobre o momento econômico por que passa a cidade, destacando que Imperatriz “é uma cidade que tem futuro no Brasil, porque é uma economia que está crescendo”.


Expoente
Vista como principal expoente do momento econômico vivido por Imperatriz, a Suzano Papel e Celulose já prepara a mão-de-obra que será usada pela fábrica. A idéia é usar ao máximo possível a população local no processo da indústria. Para este fim, dois programas de capacitação estão sendo desenvolvidos.
Um deles é desenvolvido em parceria com o Senai da Bahia e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O total de 320 alunos foi inscrito, por meio de processo seletivo, no curso que vai preparar profissionais para a produção de celulose.
O outro programa é o Capacitar, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Imperatriz e o Governo do Estado. Neste processo, foram oferecidas 5,6 mil vagas para profissionais que, após o curso, devem trabalhar na empresa, nas áreas de construção civil e montagem industrial.

A Prefeitura tem feito sua parte, garante prefeito Madeira.

Sebastião Madeira
“Desde que as empresas cumpram com sua parte, seguindo todo o protocolo para viabilizar seus negócios, a Prefeitura na nossa gestão, também facilita eliminando todo e qualquer tipo de burocracia. Hoje (ontem), por exemplo, recebemos um dos diretores da Coca-Cola que precisava de um documento para viabilizar uma espécie de licença perante o Governo Federal para auxiliar na instalação na unidade industrial de Imperatriz.. Estando dentro da lei não há qualquer obstáculo” desatacou o prefeito Sebastião Madeira.
O prefeito ressaltou que sua gestão não tem medido esforços para garantir a implantação de todas as empresas que se interessam em estabelecer plantas comerciais ou industriais em Imperatriz.
“Aprovamos com a Câmara Municipal uma Lei com uma série de benefícios para as empresas que optarem por investir em solo Imperatrizense. Também tomamos a iniciativa de, quando necessário, irmos pessoalmente até aos capitães dessas empresas convencê-los das nossas potencialidades” destacou o prefeito lembrando que fez isso indo a São Paulo conversar com os diretores da Suzano no momento em que a cidade disputava com Porto Franco a planta da empresa.
Para o prefeito Madeira a posição geográfica da cidade facilita e tem ajudado a atrair esse conjunto de empresas para nossa cidade. Tudo isso, assinala o prefeito, somado ao apoio da Prefeitura e do Governo do Estado tem transformado Imperatriz na bola da vez no quesito desenvolvimento.
“ Só temos a agradecer a todas essas empresas que ao apostarem no potencial da nossa cidade aqui se estabelecem geram emprego, renda e divisas vindo a contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida de nossa gente” concluiu o prefeito.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text