Nova 01

Nova 01

Eclesiastes 2 – Tudo é ilusão!

Amigos, graça e paz à todos vocês!

Nesse tempo que estamos vivendo de tantas aflições, cobranças e padrões de vida establecidos pela sociedade, temos uma palavra bíblica de consolo e direcionamento.


Eclesiastes foi escrito pelo rei Salomão. Diz a Bíblia que ele foi o homem mais rico de Israel, o mais sábio e mais afortunado em tudo que empreendeu. Porém, no fim da sua vida ele faz questionamentos sobre tudo que vislumbrou, e chega a triste conclusão que tudo é ilusão, que tudo é em vão.

1)Então resolvi me divertir e gozar os prazeres da vida. Mas descobri que isso também é ilusão.

2) Cheguei à conclusão de que o riso é tolice e de que o prazer não serve para nada. 3)

Procurei ainda descobrir qual a melhor maneira de viver e então resolvi me alegrar com vinho e me divertir. Pensei que talvez fosse essa a melhor coisa que uma pessoa pode fazer durante a sua curta vida aqui na terra.

4) Realizei grandes coisas. Construí casas para mim e fiz plantações de uvas.

5) Plantei jardins e pomares, com todos os tipos de árvores frutíferas.

6) Também construí açudes para regar as plantações.

7) Comprei muitos escravos e além desses tive outros, nascidos na minha casa. Tive mais gado e mais ovelhas do que todas as pessoas que moraram em Jerusalém antes de mim.

8) Também ajuntei para mim prata e ouro dos tesouros dos reis e das terras que governei. Homens e mulheres cantaram para me divertir, e tive todas as mulheres que um homem pode desejar.

9) Sim! Fui grande. Fui mais rico do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim, e nunca me faltou sabedoria.

10) Consegui tudo o que desejei. Não neguei a mim mesmo nenhum tipo de prazer. Eu me sentia feliz com o meu trabalho, e essa era a minha recompensa.

Essa primeira parte remete a Salomão jovem, em sua profunda vaidade de ser e ter, mas isso nos traz alguns questionamentos:

- è Será que não temos dedicado muito tempo para os prazeres dessa vida?

-è Já paramos para pensar o quanto estamos cansados, com sono quando o assunto é buscar à Deus? Ir na igreja, abrir a Bíblia.

-è Muitas vezes estamos fadigados em busca de reconhecimento, de sucesso, reputação, dinheiro e satisfação pessoal.

-è Muitas vezes essas coisas nos fadigam e a falta de êxito nos frustra, nos desanima.

-è Desejos satisfeitos nem sempre é garantia de felicidade.

-è Será que o que temos já não nos basta?

Ao atingir a maturidade, Salomão chegou a essa conclusão:

11) Mas, quando pensei em todas as coisas que havia feito e no trabalho que tinha tido para conseguir fazê-las, compreendi que tudo aquilo era ilusão, não tinha nenhum proveito. Era como se eu estivesse correndo atrás do vento.

12) Então comecei a pensar no que é ser sábio e no que é ser tolo ou sem juízo. Por exemplo: Será que um rei pode fazer alguma coisa que seja nova? Não! Só pode fazer o que fizeram os reis que reinaram antes dele.

13) E cheguei à conclusão de que a sabedoria é melhor do que a tolice, assim como a luz é melhor do que a escuridão.

14) Os sábios podem ver para onde estão indo, mas os tolos andam na escuridão. Porém eu sei que o mesmo que acontece com os sábios acontece também com os tolos.

15) Aí eu pensei assim: "O que acontece com os tolos vai acontecer comigo também. Então, o que é que eu ganhei sendo tão sábio?" E respondi: "Não ganhei nada!"

16) Ninguém lembra para sempre dos sábios, como ninguém lembra dos tolos. No futuro todos nós seremos esquecidos. Todos morreremos, tanto os sábios como os tolos.

17) Por isso, a vida começou a não valer nada para mim; ela só me havia trazido aborrecimentos. Tudo havia sido ilusão; eu apenas havia corrido atrás do vento.

18) Tudo o que eu tinha e que havia conseguido com o meu trabalho não valia nada para mim. Sabia que teria de deixar tudo para o rei que ficasse no meu lugar.

19) E ele poderia ser um sábio ou um tolo-quem é que sabe? No entanto, ele seria o dono de todas as coisas que eu consegui com o meu trabalho e ficaria com tudo o que a minha sabedoria me deu neste mundo. Tudo é ilusão.

20) Então eu me arrependi de ter trabalhado tanto e fiquei desesperado por causa disso.

21) A gente trabalha com toda a sabedoria, conhecimento e inteligência para conseguir alguma coisa e depois tem de deixar tudo para alguém que não fez nada para merecer aquilo. Isso também é ilusão e não está certo!

22) Nós trabalhamos e nos preocupamos a vida toda e o que é que ganhamos com isso?

23) Tudo o que fazemos na vida não nos traz nada, a não ser preocupações e desgostos. Não podemos descansar, nem de noite. É tudo ilusão.


Faça uma reflexão de vida:

- è Onde estamos buscando a nossa satisfação plena? Será que não temos fadigado demais buscando coisas que Deus já nos acrescentou?

-è Em Mateus 6:26 Jesus disse: Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas?

-è Deus nos chama para o exercício da FÉ, da dependência Dele como Pai carinhoso e provedor. Porque devemos nos fadigar com coisas que não são de Deus?

Salomão após uma vida toda de busca incansável pelo poder, viu que perdeu seu tempo:

24) A melhor coisa que alguém pode fazer é comer e beber e se divertir com o dinheiro que ganhou. No entanto, compreendi que mesmo essas coisas vêm de Deus.

26) Ele dá sabedoria, conhecimento e felicidade às pessoas de quem ele gosta. Mas Deus faz com que os maus trabalhem, economizem e ajuntem a fim de que a riqueza deles seja dada às pessoas de quem ele gosta mais. Tudo é ilusão. É tudo como correr atrás do vento.

Então é isso, temos que voltar as nossas vidas para agradar a Deus. Viver uma prática de vida em que a benção não é mais importante que o abençoador. Quanto de nossas vidas estamos desperdiçando investindo tempo e energia em cuidar somente do que Deus deu e não de estar na Sua presença? Vamos refletir e agir contra isso.

"Que Jesus abençoe sua vida e sua casa imensamente!"

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text