Nova 01

Nova 01

Imperatriz já avançou em mais de sete dos pontos exigidos para a obtenção do Selo Unicef da Amazônia

Município já teria condições de ser agraciado com honraria internacional, caso vistoria acontecesse hoje
Miriam Reis - SEDES
O município de Imperatriz já ultrapassou a marca de sete quesitos necessários para a obtenção do Selo Unicef. O anúncio oficial foi feito na manhã de ontem (23), em evento realizado na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Para concessão do Selo, a Unicef leva em consideração o desempenho dos municípios em 14 pontos, que envolvem as áreas de saúde, educação assistência social.
Os representantes da Unicef estiveram em Imperatriz no ano de 2009 para avaliar as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes do município. À época, o município realizou sua inscrição para concorrer ao Selo, que tem validade internacional, aceitando, com isso, o desafio de melhorar em pelo menos sete dos quatorze pontos exigidos pela instituição. No próximo ano, a equipe da Unicef retorna ao município para avaliar os avanços registrados no período.
Para a secretária de desenvolvimento social, Miriam Reis, o Selo é um incentivo para que o município continue investindo em ações na área. Ela destacou o empenho do município em obter avanços em diferentes áreas. “O Selo é um incentivo para que os municípios se comprometam com as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento. A obtenção do selo, no entanto, depende de um crescimento conjunto do desenvolvimento social, da educação de da saúde. O município de Imperatriz tem trabalhado neste sentido”, explicou ela.
O secretário de educação, Zeziel Ribeiro, lembrou dos avanços educacionais alcançados pelo município. “A Secretaria de Educação vem desenvolvendo essas ações de maneira natural. O combate à evasão escolar, a melhora no índice de aprendizado, a alimentação escolar, o acompanhamento das crianças inscritas no Bolsa Família, enfim. Temos avançado em todos os índices e avançado muito”, argumentou Zeziel, explicando, ainda, que, independente do Selo da Unicef, o objetivo é alcançar as metas estabelecidas pela gestão municipal, para melhorar a vida da população jovem do município.
Presente ao evento, o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Delvam Tavares, lembrou que o município ainda tem a avançar, mas que já é possível observar o real compromisso da gestão municipal com os jovens. “Precisamos conquistar muitas coisas, mas é possível notar que há um propósito verdadeiro no sentido de alcançar a excelência. Antes de se conquistar qualquer coisa, é necessário que se tenha a honesta iniciativa de conquistar os espaços. Parece-me que [em Imperatriz] as coisas se encaminham neste sentido”, analisou o juiz.
O adolescente Jonas Santos Barbosa, que participa do programa PETI no pólo Ipiranga, falou aos presentes sobre o que é o selo e sua importância para o município.
“O Selo UNICEF é importante para que possamos focar na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes da nossa cidade. Terá um forte impacto social, pois melhorará a qualidade de vida em nosso município”.
O Selo é importante, mas o que importa mesmo é o que ele representa” disse o pefeito
Para o prefeito Madeira o selo é importante mas o que importa mesmo é o que ele representa. “O Selo Unicef é apenas um selo, o que importa é o que ele representa, que é o esforço do município para atingir as políticas públicas de proteção aos mais vulneráveis, principalmente as crianças. A nossa administração tem feito o mais extraordinário esforço para isso”, enfatizou o prefeito. Madeira lembrou, ainda, de vários programas desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com a intenção de melhorar as condições de vida da população jovem e dos idosos. Entre as iniciativas, o prefeito citou a Casa do Idoso, a Casa de Passagem, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e o restaurante popular
O prefeito destacou ainda que toda a Rede Municipal desenvolve um processo educativo de qualidade cuja maior preocupação é desenvolvimento dos mais de 40 mil alunos que compõe a rede. “ Em Imperatriz, crianças a partir de 2 anos de idade já recebem material didático e de qualidade em todas as creches e escolas de educação infantil do município. Estamos sempre preocupados com a boa educação de nossas crianças; uma saúde de qualidade e ações na esfera social que integrem as crianças, adolescentes e jovens. Este Selo reconhecerá o nosso empenho” concluiu o prefeito.
Com os avanços registrados nos últimos dois anos, Imperatriz já teria condições de receber o selo, caso a visita dos representantes da Unicef acontecesse hoje. Para isso, é necessário que o município consiga avançar em, pelo menos, 50% dos quatorze pontos.
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira destacou as inúmeras ações que a Prefeitura de Imperatriz tem desenvolvido em prol da cidade.
O que é- O Selo UNICEF é uma estratégia para promover os direitos das crianças e adolescentes. São desenvolvidas as capacidades do município em um trabalho intersetorial, onde serão avaliadas as políticas e o impacto da gestão e da participação social na vida de meninos e meninas. Os municípios que conseguem os maiores avanços obtêm um reconhecimento internacional: O Selo UNICEF Município Aprovado
O processo dura 36 meses, período em que o município se movimenta para traçar e alcançar metas, mobilizar a sociedade civil, desenvolver projetos e acompanhar a situação das crianças e adolescentes, por meio de indicadores oficiais e fóruns participativos.
Histórico - O Selo UNICEF foi implementado pela primeira vez em 1999, no Ceará. O sucesso da iniciativa levou à ampliação da metodologia do Selo UNICEF em 2004 para 11 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Mais de 80% dos municípios na última edição aceitaram participar do desafio de promover uma mobilização pelos direitos das crianças e adolescentes, alcançando melhoras significativas dos indicadores sociais relacionados à infância.
Em Imperatriz, o projeto vem sendo desenvolvido pelo município desde 2009, ano em que o prefeito Sebastião Madeira assinou o termo de adesão ao projeto que desenvolver diversas políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text