Programa “Capacitar” lançado ontem pela Suzano e Parceiros vai capacitar, gratuitamente, 5600 operários
0
abril 15, 2011
Lançado oficialmente, na manhã de ontem (14), pela Suzano Celulose e Parceiros o programa Capacitar, para a capacitar e qualificar profissionais de nível fundamental e médio para o mercado de trabalho. A princípio, a ideia é que tais trabalhadores sejam absorvidos pela Suzano Papel e Celulose e empresas parceiras.
Ao evento de lançamento, que ocorreu no auditório do Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz (ACII), participaram representantes dos órgãos públicos e empresas privadas parceiras na iniciativa, como a Prefeitura de Imperatriz, o Governo do Estado, a Suzano Papel e Celuloze, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Sindicatos patronal e da Industrial da Construção Civil.
Ao todo, serão oferecidas mais de 5.600 vagas, para as áreas de construção civil e montagem industrial. Segundo o presidente da Suzano, Antonio Maciel Neto, a iniciativa tem por objetivo valorizar a mão-de-obra local.
“Em um empreendimento de grande porte como esse, normalmente se traz muita gente de fora. Se a empresa chega aqui para começar a obra e não tem eletricista, carpinteiro, soldador e outras profissões, eles trazem [esses profissionais] de fora. Depois esse pessoal vai embora e fica pior do que estava antes. Nós vamos treinar pessoas em um curso gratuito de mais de 200 horas. Esses profissionais vão ser mantidos em um cadastro e, quando as empresas que vão trabalhar com a Suzano chegarem, eles vão poder contratar esse pessoal”, afirmou.
O secretário de Indústria e Comércio do estado, Maurício Macedo, destacou a importância de a empresa estar qualificando a mão-de-obra apenas para as áreas que pretende empregar. “É importante por se estar formando mão-de-obra técnica voltada para [a obtenção do] emprego. Não adianta você formar pessoas para áreas que o mercado não necessita. Você estaria formando desempregados mais qualificados”, argumentou.
“ Imperatriz se agiganta para o futuro com a chegada da Suzano, diz Sebastião Madeira
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, lembrou que a implantação da Suzano faz parte do processo de crescimento da cidade. “Imperatriz está se agigantando e se preparando para o futuro. Um empreendimento desse porte é grande em qualquer lugar do país e do mundo. Imperatriz começa a receber os reflexos desse investimento”. Madeira também afirmou que a Suzano vai ajudar na renda do povo de Imperatriz e melhorar as condições de vida da população.
Madeira além de destacar a instalação da Suzano como um marco na história de Imperatriz ressaltou o esforço da governadora Roseana Sarney para que a mesma fosse instalada em Imperatriz já que havia outro município com as condições de receber a industria que será uma das mais modernas do mundo. Ele também agradeceu à direção da empresa pela escolha da cidade para sediar mais uma de suas plantas industriais.
O prefeito também ressaltou a estrutura que foi colocada pela Prefeitura, por meio da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico. “Chamei os dois secretários e pedi que fosse feito o que fosse possível, dentro do amparo legal, para eliminar qualquer dificuldade para que a empresa se instalasse em Imperatriz” informou o prefeito.
“É um marco histórico receber uma empresa de estatura mundial como a Suzano em nosso município”
Mais investimentos
A chegada da Suzano, no entanto, não representa um investimento isolado em Imperatriz. Conforme explica o prefeito, outras empresas também têm considerado a cidade um ponto seguro. “Não é só a Suzano. É o Shopping Imperial, é a Coca Cola, é a Canopus, o Tocantins Shopping, enfim, são diversos investimentos na cidade. Essa tem sido uma das prioridades da nossa administração, trazer investimentos para que a cidade melhore”, finalizou.
No caso da Suzano, Imperatriz não será a única cidade beneficiada. Os cursos de capacitação também serão ministrados nos municípios de Açailandia, Governador Edison Lobão, João Lisboa e Porto Franco. Além das aulas, a empresa também vai fornecer lanche, uniforme e material didático aos alunos.
