Nayara Cruz é estudante do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão/ UEMA
"Contudo acredito que cada um pode construir uma ideologia racional e humanística, que acabe com o sempre “EU”, visto que, somente com o pensamento sobre o “NÓS” poderemos desenvolver a essência humana".
Ideologia, são meias verdades, é o ponto de vista que nos domina, trata da realidade social de forma generalizada, retrata a capacidade de representar a realidade por conceitos que dão significados as nossas relações sociais.Ideologia? Eu tenho uma para viver, pois essas já impostas são apenas a representação de interesses dos homens, normas que possuem discursos incompletos, dotados de valores afetivos aos bens materiais.
Todos nós precisamos de uma ideologia para viver, a ideologia de organizar a sociedade de forma igualitária é o que nos move, é o que nos dá a esperança de buscar um ideal que possa substituir os sentimentos de escravidão. Afinal, temos liberdade de escolha? Escolhemos sempre o que é bom? Ideologia é uma visão sobre o mundo, é a influência do mesmo. Não quero uma ideologia mascarada, contraditória, que esconda as verdadeiras intenções humanas, pois é preciso desvendar a lógica do poder.
Até quando temos que ter rédeas? Quanto tempo seremos marionetes? Ideologia? Eu tenho uma para viver. Dizem que é impossível mudar o mundo, que todo o sistema já está corrompido, mas o primeiro passo para mudá-lo é mudarmos a nós mesmos, cada um fazendo sua parte, mudando a si próprio, desta forma transformaremos o meio em que vivemos.
O tempo não para, se nós não mudarmos, o mundo se encarregará de nos transformar de acordo com a quantidade de marionetes necessária para seus espetáculos, o próprio tempo vai definir suas ideologias, lhe impondo rédeas, mascaras, que só as pequenas marionetes sentirão,tendo em vista que são conduzidas pelos grandes.
Ideologia, eu tenho uma para viver, porque o simples fato de condenar certas ideologias é também outra ideologia, o ser humano é essencialmente ideológico. Não existe fim para ideologias corruptas que influenciam nosso caráter como indivíduos, as relações de classes, religiões, nos impõem a ver a realidade de forma maquiavel, tudo é ideologia.
A única saída é a “educação”, a mudança das “mentes”. Contudo acredito que cada um pode construir uma ideologia racional e humanística, que acabe com o sempre “EU”, visto que, somente com o pensamento sobre o “NÓS” poderemos desenvolver a essência humana.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir