Professores recebem formação sobre tecnologias aplicadas à educação
A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED), por meio do Departamento de Tecnologias e Mídias Educacionais, trabalha na capacitação de professores e técnicos das escolas da rede municipal que receberam laboratórios e softwares educacionais da Brasil Online Tecnologia Educacional.
Entre os dias 22 de fevereiro e 04 de março, os professores participam da formação divididos em 05 escolas- pólos: Frei Manoel Procópio (Centro), Presidente Costa e Silva (Nova Imperatriz), São Vicente de Paula (Bacuri), Tocantins (Centro) e Madalena de Canossa (Parque Senharol).
Segundo Fabrícia Carneiro, supervisora da Brasil Online, o foco da formação e de todas as tecnologias utilizadas nestas ações é o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando aos educadores mais uma ferramenta extrapolando o conteúdo curricular e possibilitando contextualização.
“Estamos realizando o segundo módulo de Formação Continuada da Brasil Online Tecnologia Educacional, esta empresa atua no desenvolvimento de produtos educacionais aliados à tecnologia, entre eles softwares para o ensino infantil, fundamental e médio. Os professores estão divididos em dois grupos que participarão das formações da seguinte forma: Um grupo participa entre os dias 22 e 25 de fevereiro e outro entre os dias 01 e 04 de março, cada professor em seu turno de trabalho”.
Jackson Silva Sousa, responsável pelo acompanhamento e instalação dos laboratórios e softwares da Brasil Online nas escolas da Rede Municipal, ressalta ainda que esta formação é continuidade da formação realizada em 2010.
“Esta é a continuidade da formação de 2010, agora os professores trabalham atividades relacionadas à internet e elaboração do plano de aula utilizando os softwares educacionais da Brasil Online. Assim, as tecnologias educacionais são empregadas como metodologia integrante de um todo que participa do processo de ensino e aprendizagem. Isto é, o software é aplicado para atingir objetivos específicos no desenvolvimento cognitivo do aluno. Dessa forma, motivam, instigam e possibilitam a inclusão digital”.
Jackson Silva esclareceu ainda que em toda a Rede Municipal, são seis escolas com laboratórios montados pela Brasil Online Tecnologia Educacional e que ao todo vinte escolas já utilizam seus softwares integrados ao processo de ensino- aprendizagem.
Escolas que possuem Laboratórios de Informática da Brasil Online:
• Maria das Neves
• Chapeuzinho Vermelho
• Frei Manoel Procópio
• Pequeno Príncipe
• Tocantins
• Menino Jesus de Praga