Nova 01

Nova 01

H1N1: Nenhum caso registrado em Imperatriz



Na coletiva autoridades de saúde do município e do Estado tranquilizaram população


Em entrevista coletiva , ontem pela manhã, no gabinete da secretaria de saúde Conceição Madeira, representantes da Prefeitura e do Governo do Estado tranqüilizaram a população quanto ao controle do H1N1, o vírus da gripe suína em Imperatriz. As autoridades informaram que ao contrário do que chegou a se especular não ocorreu nenhuma morte, e que no momento o sistema de saúde abriga apenas três casos suspeitos ( em isolamento).
“ Nenhum deles é originário de Imperatriz” informou o prefeito Madeira, presente na coletiva. “ Os casos são oriundos dos Estado do Ceará, Tocantins e Pará” completou o gestor regional de saúde Rênio Pereira. Entre os casos sob suspeita se encontra o de uma criança, internada ( em isolamento) no Hospital Regional Materno Infantil. A criança veio, junto com a mãe do Estado do Ceará.
Os três suspeitos, segundo as autoridades, estão reagindo bem ao tratamento. “Embora não estejam com o diagnóstico confirmado estão sendo tratados como se assim o estivesse” informou o diretor do Hospital Muncipal Alison Mota. Amostras do sangue dos suspeitos foram enviadas para o Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA) para serem examinadas.
A secretaria de saúde Conceição Madeira e o gestor regional Rênio Pereira informaram que tanto o Hospital Municipal quanto o Hospital Materno Infantil, contam
hoje com recintos especialmente preparados para receber e tratar os eventuais casos de H1N1 que aparecerem na cidade. “ O vírus, é circulante, mas nós estamos preparados para enfrentá-lo” disse o gestor regional Rênio Pereira.
Antes da coletiva o assessor-chefe de comunicação Élson Araújo agradeceu a presença da imprensa e informou que o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS, em conjunto com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde já esta realizando a Operação de Vacinação contra a Influenza A (H1N1) a partir deste mês, e que o encontro com a imprensa foi para esclarecer algumas duvidas com relação aos noticiários de que em Imperatriz teria um surto do vírus na cidade.
A secretária de saúde Conceição Madeira foi a primeira a usar a palavra disse que o momento é de unir as forças (Estado e Município) para que Imperatriz possa se preparar para controlar o vírus caso a presença dele se fortaleça. A secretária disse também que o município de Imperatriz está cumprindo com todo o protocolo exigido pelo Ministério da Saúde para agir diante da presença do vírus.
Já o gestor regional de saúde ressaltou a importância do trabalho em conjunto do Governo do Estado e da Prefeitura de Imperatriz por intermédio da Secretaria de Saúde nesse trabalho de inicial de enfrentamento ao vírus da gripe suína. Rênio disse ainda que a preocupação nesse momento não é só de Imperatriz, mas do Estado e do País.

Ainda sobre os casos suspeitos , uma criança e duas mulheres, grávidas, o diretor do Hospital Regional o médico Clidenor Sansão informou que a criança continua internada sob observação aguardando a chegada do resultado do exame encaminhado a Belém.
As autoridades recomendaram que na ocorrência de qualquer outros casos suspeitos o encaminhamento seja feito imediatamente às unidades de saúde do município já preparadas para esse tipo de atendimento.

Vacinação

No final da entrevista o secretaria Conceição Madeira informou que doses da vacina contra o vírus da gripe suína, mas que o Ministério da Saúde determinou uma escala de prioridade para sua aplicação. Nessa primeira etapa a orientação do ministério da saúde é que sejam vacinados os profissionais da área de saúde, por figurarem no chamado grupo de risco depois virão a outras etapas.


ETAPAS

2ª Etapa - de 22 de março até 02 de abril

* Gestantes em qualquer idade gestacional; (deverá ser garantida, durante todo o ano, a vacinação da mulher que engravidar após esse período e que não tenha sido contemplada em outros grupos). (Até o final da vacinação)

* População com doenças crônicas de base (exceto os idosos de 60 anos e mais).

* 1ª dose para crianças saudáveis na idade entre 6 meses a 1 an o, 11 meses e 29 dias; (esse grupo terá uma segunda dose 30 dias a pós a primeira dose).



3ª Etapa - de 5 a 23 de abril

* População de 20 a 29 anos.


4ª Etapa - de 24 de abril a 7 de maio

* População de 60 anos e mais com doença crônica de base com a vacina contra influenza A (H1N1).

O ministério da saúde, segundo Conceição Madeira, estuda a realização de uma 5 etapa sendo contemplada a população de mais de 60 anos não portadora de doença crônica

Fim do texto

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text