Nova 01

Nova 01

Bloco da prefeitura trabalhou na segurança e orientação dos foliões





Secretaria de Saúde distribuiu 200 mil preservativos durante o período de carnaval

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Imperatriz informou que durante o período carnavalesco, a equipe da Prefeitura Municipal trabalhou intensamente na orientação e segurança dos foliões. As ações abrangeram, principalmente as áreas da saúde e trânsito.
De acordo com dados preliminares, a meta de conscientizar os foliões em relação a doenças sexualmente transmissíveis foi alcançada, inclusive com a distribuição de preservativos durante os quatro dias de carnaval em Imperatriz.
Agentes da Secretaria Municipal de Saúde trabalharam em ritmo de plantão nos principais pontos do carnaval em Imperatriz distribuindo preservativos aos foliões. Foram distribuídos cerca de 200 mil preservativos nos quatro dias de folia. Outros meios que reforçaram a ação foram mensagens de prevenção, feitas à população.
Venuzia Milhoem- coordenadora do programa DST/AIDS falou dos últimos números divulgados e fez um alerta importante. Em Imperatriz cerca de cinco casos por semana são identificados e o uso da camisinha principalmente nesses períodos de festas é indispensável para evitar o vírus. Fizemos um apelo aos foliões que participaram da festa, de forma tranqüila, sem excesso”, disse.
Uso da camisinha
De de acordo com a coordenadora, o objetivo da ação foi sensibilizar as pessoas sobre a importância do uso da camisinha, principalmente nos dias de folia. Segundo ela, o uso de bebidas alcoólica é um dos fatores que faz as pessoas não se lembrarem de usar o preservativo: "As pessoas bebem em excesso, depois ficam despreocupadas e esquecem a prevenção", diz.
Venusia informou ainda que, nesta época do ano, as pessoas ficam mais vulneráveis. "A campanha é feita durante todo o ano, mas reforçamos no carnaval, pois as pessoas apresentam mais doenças depois desta data", conta ela.

Doenças mais comuns


>



O folião foi para a Avenida previnido



Segundo a coordenadora, depois das festas do carnaval o número de DST aumenta de 5% a 10%. As doenças mais comuns não aparecem logo após o ato sexual, e sim depois de 60 dias.
"Depois do carnaval sem camisinha, vem o medo. Os exames devem ser feitos nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) depois de dois meses, que é quando a doença aparece no sangue", explica.
A Gonorréia é a doença que aparece mais rápido, quatro dias depois. Nos homens, a infecção normalmente começa na uretra - o canal por onde passa a urina. Nas mulheres, a bactéria infecta primeiramente o colo do útero e pode infectar também a garganta e o reto após sexo oral e anal.

Orientação no trânsito
Dados da Setran revelam que somente no ano passado quase três mil pessoas acidentadas foram atendidas pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhadas para o Hospital Municipal de Imperatriz, o Socorrão.
Com o tema “Não morra de alegria”, a campanha educativa da Secretaria Municipal de Trânsito (SETRAN), trabalhou na conscientização do motorista a dirigir de forma responsável, observando que algumas medidas de segurança devem ser tomadas antes de sair com seu veículo. O carnaval, de acordo com estatísticas, é o período do ano que mais acontece acidentes de trânsito.
Em entrevista à imprensa o prefeito Sebastião Madeira afirmou que a preocupação do governo municipal ao lançar uma campanha desse nível foi proporcionar à população bem-estar, alegria, mas, sobretudo, segurança. “com esta campanha esperamos zerar os índices de mortes em acidentes de trânsito como aconteceu no período de veraneio nas praias de Imperatriz, onde não se registrou nenhum óbito”, lembrou Madeira.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text