Nova 01

Nova 01

Sebrae-MA fez balanço de atividades em Imperatriz

Aconteceu nesta terça-feira,(10), a partir das 17 horas, na Unidade de Negócios de Imperatriz do Sebrae-MA, o Encontro de Integração, reunindo diretores da instituição, funcionários, parceiros e autoridades.
Para o encontro, a Diretoria Executiva do órgão desembarcou no Aeroporto Guilherme Cortez por volta das 7 horas da manhã desta terça-feira.
Durante o evento, a alta cúpula do Sebrae-MA apresentou aos parceiros e empreendedores da região um balanço das ações executadas pelo órgão em 2008.
Durante o encontro, também foram expostas as estratégias de apoio da instituição aos pequenos negócios e distribuída à devolutiva do Direcionamento Estratégico para 2009-2015, bem como foi apresentado o novo gerente local da Unidade de Negócios, Danilo Lisboa Borges.
Logo cedo, após o desembarque em Imperatriz, a Diretoria Executiva do Sebrae-MA participou de café da manhã no Centro de Difusão Tecnológica, na Vila Nova. Lá, a Infraero desenvolve um projeto de horta comunitária, por meio do apoio de diversos parceiros, entre os quais a Unidade de Negócios local do Sebrae-MA.
A equipe de diretores do Sebrae-MA que visitou Imperatriz ontem foi comandada pelo Dr. Manoel Pedro de Castro, diretor-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA.

Bons resultados de 2008 vão refletir nos desafios de 2009
Novo ano, novos desafios. O Sistema Sebrae vive agora o momento de colocar em prática tudo o que foi planejado coletivamente no ano anterior. 2008 foi marcado por grandes conquistas, como a consolidação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a criação do Microempreendedor Individual (MEI) e a difusão das Sociedades de Garantia de Crédito (SGC) pelo País.

Todas essas conquistas foram resultado de muito trabalho do corpo técnico do Sebrae, da sociedade e das instituições parceiras. Desta forma, ninguém melhor que esse mesmo grupo de atores para construir conjuntamente o Direcionamento Estratégico 2009-2015 do Sistema Sebrae. O trabalho realizado em 2008 vai possibilitar a realização de ações ainda mais focadas, contribuindo para que os próximos setes anos sejam a favor das micro e pequenas empresas.


Próximos passos

De acordo com o gerente da Unidade de Gestão Estratégica (UGE), Pio Cortizo, agora, em 2009, os estados irão dar continuidade ao processo de reflexão sobre o Direcionamento. “Eles irão promover um aprofundamento das discussões, traduzindo suas estratégias em mapas ou painéis de contribuição, dando continuidade ao trabalho iniciado em 2008. “Vamos começar a rodar o processo de monitoramento. Para isso, faremos reuniões acompanhando o desempenho dos indicadores dos objetivos do mapa estratégico”, explica.


Continuidade do trabalho

Com relação ao processo de governança, Pio ressalta que uma das características do Sebrae, que tem sido relevante e marcou o processo desse direcionamento, é a participação. “Esse direcionamento contou de forma aberta com o apoio coletivo das partes interessadas: clientes, sociedades, instituições”, disse. De acordo com ele, o Sebrae já tem uma tradição de transformar suas estratégias em ações concretas, o que tem trazido bons resultados, como a consolidação da Geor, a Revolução no Atendimento, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “Um dos aspectos que contribuíram para isso foi a continuidade da gestão”, afirma Pio. Segundo ele, o direcionamento 2015, que foi construído de maneira participativa, vai continuar balizando a construção dos planos de trabalhos dos Sebrae nas unidades da Federação. “É claro, que sempre vão existir as prioridades locais, que devem ser respeitadas. Em termos da estratégia do sistema, o importante é que quem está entrando conheça como foi feito, se aproprie desse processo para poder trabalhar com mais eficácia no benefício das MPE”, recomenda Pio.

Acompanhamento

As informações elaboradas ao longo do processo de planejamento foram inseridas no Sistema de Gestão Estratégica (SGE). A nova ferramenta, lançada em julho do ano passado, substituiu os sistemas de Informação de Planejamento (Siplan), Informação de Orçamento (Siorc) e Informação da Gestão Estratégica (Sigeor). “Foi feio um aprimoramento desse processo, que está mais consistente e reduzirá significativamente o retrabalho dos gestores. Operacionalmente, o SGE guarda semelhanças com os sistemas anteriores, mas com melhor interação e com uma interface mais amigável”, explica Pio. Outra importante inovação é o Sistema de Monitoramento Estratégico (SME). Esse sistema tem a função de integrar as diversas bases do Sistema Sebrae e gerar relatórios consolidados. De acordo com Pio, representantes de todas as unidades passaram por processo de capacitação para trabalhar com o novo sistema via internet. “Futuramente o SME irá integrar também o Mapa Estratégico e seus indicadores”, afirma.



Conhecendo o novo gerente do órgão em Imperatriz

Danilo Lisboa Borges é casado, tem 29 anos; economista (UFMA), especialista em gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com 5 anos de Sebrae, tendo desenvolvido atividades nas áreas de Gestão de Projetos, Planos de Negócios, Atendimento e Arranjos Produtivos Locais. Especialista em Desenvolvimento Local (CEPAL), já trabalhou em São Luís e Balsas, sendo que sua última lotação foi em Balsas, ficando durante 2 anos à frente de Projetos de Atendimento Individual e Comércio Varejista.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text