Nova 01

Nova 01

Garis trabalham em regime de escravidão em João Lisboa

O vereador Jucival Sousa Martins, o Val da Saúde (PSDB) fez denuncias graves na Câmara de vereadores de João Lisboa na semana passada. Val da Saúde foi eleito pela coligação Liberdade Já, e tem encontrado dificuldades para desempenhar seus trabalhos no Legislativo.
Tratado como vereador de oposição, Val da Saúde ficou sem gabinete e para fazer suas reuniões e despachar divide seu gabinete com outro vereador.
Na semana passada Val da Saúde denunciou na Câmara de Vereadores que os garis da cidade estão trabalhando em regime de escravidão. Segundo ele, a empresa que presta serviços para Prefeitura além de não esta pagando em dia, não cumpre o que determina a constituição federal onde nenhum trabalhador pode receber menos de um salário. Segundo Val, a empresa paga apenas R$ 207,00 (Duzentos e sete reais) para as mulheres e um salário mínimo para os homens, sendo que os garis são obrigados a efetuar compras no comercio do dono da empresa.
“No Brasil, os garis são os profissionais da limpeza que recolhem o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, além de varrer ruas, praças e parques. Também capinam a grama, lavam e desinfetam vias públicas como é o caso de João Lisboa” disse Val.
Apesar de imprescindíveis para a manutenção da limpeza das cidades, o gari quase sempre passa despercebido nas ruas. As pessoas costumam considerar o trabalhador braçal apenas como sombra na sociedade, seres invisíveis, sem nome. O gari enfrenta o drama da “invisibilidade pública”, ou seja, uma percepção humana totalmente prejudicada e condicionada à divisão social do trabalho, onde se enxerga somente a função e não a pessoa.
Em Portugal, eram conhecidos como "Almeida", em homenagem a um cidadão com Almeida no nome, que foi diretor-geral da limpeza urbana da capital portuguesa. O nome gari também é uma homenagem a uma pessoa que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro - o francês Aleixo Gary.
O vereador Val disse ainda que os garis trabalham sem equipamentos necessários que a profissão exige, segundo ele, um gari de nome Osmar esta entre a vida morte pelo fato de ter contraído uma doença oriunda do lixo.
Mais denúncias
De acordo com o vereador Val, a saúde de João Lisboa esta na UTI. Apesar de recentemente o prefeito ter nomeado a psicóloga Iracilda Viana, os médicos ainda não retornaram ao trabalho e até este fim de semana os enfermeiros do PSF é que estavam prescrevendo. “É inadmissível o que esta acontecendo aqui em João Lisboa, faltam médicos em todos os setores (pediatras, cirurgiões,cardiologistas e ginecologistas). Val da Saúde disse também que desde de dezembro os profissionais da medicina não recebem. Raio X, Ultrassonografia, endoscopia e outros exames importantes não estão sendo mais realizados em João Lisboa.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

some text

Below Post Ad

some text